Postagens populares

terça-feira, 24 de abril de 2012

Em Arizona visite o castelo de Montezzuma. Como assim?

Estávamos em Sedona, no Arizona, quando um rapaz de uma agência de viagens nos dá um mapa sem escalas e nos indica visitar o castelo de Montezzuma no nosso caminho para Phoenix. Como ainda tinhamos um tempinho de sobra, resolvemos parar e conhecer o local. E valeu a pena!

No caminho para o local, não avistávamos nada. E nos perguntávamos como seria esse castelo. Já no estacionamento para entrarmos no local, ouvimos um senhor dizer que o castelo não era tudo isso :(. E me surpreendi, o castelo não se parece nada com um castelo como imaginamos normalmente, mas possui sua história e me intrigou muito.

Primeiro, o castelo é localizado em uma rocha. Segundo, está aproximadamente a  100 metros de altura do chão e dentro desse castelo há andares. E terceiro e mais incrível, foi construído em 1100 DC. O nome Montezzuma foi dado pelas primeiras pessoas a encontrarem o local pensando se tratar de um castelo azteca, mais tarde essa teoria seria desmistificada com a informação que rei de Montezzuma numa subiu tão ao norte da sua cidade no México.


Castelo de Montezzuma.
Maquete de como seria dentro do castelo.

Na realidade, uma comunidade de cerca de 200 pessoas viviam nessa região e eram conhecidos como Sinaguas (o nome seria uma variação de sin água em espanhol, o que significa sem água). No castelo viviam cerca de 35 pessoas. Bem próximo ao castelo, há outro castelo, já bem deteriorada por um incêndio. Esse castelo abrigaria 45 quartos.  Ainda se nota partes das entradas e/ou janelas.

Castelo A.

Ilustração para tentar entender o castelo A.

Sugere-se que eles teriam saído de Flagstaff (aproximadamente 80 km ao Norte do local) e fundado sua comunidade no local pela proximidade da água tão rara no clima árido além da proteção do vento. Nesta área, localiza-se o rio Verde e em frente ao castelo o pequeno lago Beaver ajudaria na subsistência da comunidade. Atualmente o castelo é fechado para visitação interna.

Para construir o castelo, eles utilizaram escadas.
Os sinaguas viveram na região por 300 anos aproximadamente. Até hoje não se sabe exatamente para onde os partiram e nem o motivo. Supõe-se que eles tenham se separado e uniram-se com outras comunidades indígenas.



Castelo de Montezzuma. Saída 289 da I-17 (90 minutos de Phoenix e 45 de Flagstaff, AZ).Aberto diariamente das 8am-5pm. Preço: 5USD para adultos (válido por sete dias) e gratuito para crianças abaixo de 16 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário