Postagens populares

terça-feira, 24 de abril de 2012

Em Arizona visite o castelo de Montezzuma. Como assim?

Estávamos em Sedona, no Arizona, quando um rapaz de uma agência de viagens nos dá um mapa sem escalas e nos indica visitar o castelo de Montezzuma no nosso caminho para Phoenix. Como ainda tinhamos um tempinho de sobra, resolvemos parar e conhecer o local. E valeu a pena!

No caminho para o local, não avistávamos nada. E nos perguntávamos como seria esse castelo. Já no estacionamento para entrarmos no local, ouvimos um senhor dizer que o castelo não era tudo isso :(. E me surpreendi, o castelo não se parece nada com um castelo como imaginamos normalmente, mas possui sua história e me intrigou muito.

Primeiro, o castelo é localizado em uma rocha. Segundo, está aproximadamente a  100 metros de altura do chão e dentro desse castelo há andares. E terceiro e mais incrível, foi construído em 1100 DC. O nome Montezzuma foi dado pelas primeiras pessoas a encontrarem o local pensando se tratar de um castelo azteca, mais tarde essa teoria seria desmistificada com a informação que rei de Montezzuma numa subiu tão ao norte da sua cidade no México.


Castelo de Montezzuma.
Maquete de como seria dentro do castelo.

Na realidade, uma comunidade de cerca de 200 pessoas viviam nessa região e eram conhecidos como Sinaguas (o nome seria uma variação de sin água em espanhol, o que significa sem água). No castelo viviam cerca de 35 pessoas. Bem próximo ao castelo, há outro castelo, já bem deteriorada por um incêndio. Esse castelo abrigaria 45 quartos.  Ainda se nota partes das entradas e/ou janelas.

Castelo A.

Ilustração para tentar entender o castelo A.

Sugere-se que eles teriam saído de Flagstaff (aproximadamente 80 km ao Norte do local) e fundado sua comunidade no local pela proximidade da água tão rara no clima árido além da proteção do vento. Nesta área, localiza-se o rio Verde e em frente ao castelo o pequeno lago Beaver ajudaria na subsistência da comunidade. Atualmente o castelo é fechado para visitação interna.

Para construir o castelo, eles utilizaram escadas.
Os sinaguas viveram na região por 300 anos aproximadamente. Até hoje não se sabe exatamente para onde os partiram e nem o motivo. Supõe-se que eles tenham se separado e uniram-se com outras comunidades indígenas.



Castelo de Montezzuma. Saída 289 da I-17 (90 minutos de Phoenix e 45 de Flagstaff, AZ).Aberto diariamente das 8am-5pm. Preço: 5USD para adultos (válido por sete dias) e gratuito para crianças abaixo de 16 anos.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Grand Canyon: Trilha Bright Angel e Plateau Point.

Algo que não falta no Grand Canyon são trilhas. Há para todos os gostos, mas, por motivos óbvios, dificilmente uma que não tenha subida e descida. Na nossa visita ao Grand Canyon resolvemos fazer a clássica Bright Angel Trail e esticar até um ponto próximo ao rio Colorado chamado Plateau Point. Importante: não tente descer e subir até o rio no mesmo dia, o próprio parque informa que é muito difícil.

A trilha Bright Angel Trail é a mais popular entre as trilhas que descem o canyon. O seu ponto de partida fica próximo ao Kolb Studio, na parada Village/Hermits Rest Route Transfer da linha azul do shuttle que roda pelo parque.

Olhando a trilha que nos aguardava, de cima não se vê o restante dela nas pedras!

De lá, são 7.2 km até a última parada da trilha Bright Angel. Essa última parada é chamada Indian Garden e é a única parada com água. Durante o percurso há mais duas paradas: uma a 2.4 quilômetros de caminhada e outra a 4.8km. Em todas as paradas há banheiros. Lembre-se que essa distância dobrará (subida e descida).
Belezas do caminho!

A variação de altitude entre o primeiro ponto e o Indian Garden é de 930 metros. Isso traduz em uma trilha bem íngreme. Sendo assim, reserve pelo menos o dobro do tempo para subir.


À partir do Indian Garden, a trilha para o Plateau Point se torna plana, porém sem sombra. Até lá são mais aproximadamente 2km. O que parece fácil, certo? Mas lembre-se que o total da descida já são 9km e a subida totalizará 19km. Calcule seu tempo e cansaço. Ouça seu corpo. O tempo destinado para fazer a trilha até o Plateau Point é de 8-12 horas, ou seja, quando mais cedo começar, mais cedo terminará.

Vista no Plateau Point: M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

Rio Colorado.





Parecia outro planeta.
Outro ponto importante é usar roupas adequadas e, levar comida e água suficientes. Não se esqueça de verificar a temperatura na data. Temperaturas amenas facilitam a caminhada. Calor ou frio extremos, prejudicam. É muito importante levar alimentos salgados, pois com o suor eliminamos sal constantemente. Uma dica preciosa (que eu não segui) é usar meias dry fit ou meias que não deixam o pé suar, ou mesmo as destinadas à trilhas.

Hora de retornar e dá-lhe subida pela frente.

Prá quem está se perguntando se a trilha é fácil, te respondo que não. Mas não é impossível. Não sou uma pessoa totalmente sedentária, faço yoga e corro uma a duas vezes por semana, mas no final e nos dias seguintes fiquei muito cansada e com dores no corpo. De qualquer forma, faria tudo novamente, pois o visual compensa tudo!