Postagens populares

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Série Camping: 1. Acessórios básicos

Começarei uma série sobre acampar aqui no blog. Acampei pela primeira vez este ano e o mosquitinho do acampamento me picou. Eu poderia enumerar diversos motivos por que acampar, mas só a ideia do contato com a natureza já é um motivo suficiente para quem gosta de aproveitar o meio ambiente.

Além disso, o camping adiciona algumas histórias engraçadas para a sua lista. No meu caso, uma das mais engraçadas foi um guaximin comendo toda nossa comida no meio da noite (isso mesmo, pão e salgadinho foram para a barriga do bichinho!).

Muitas pessoas dizem que acampar é desconfortável, mas eu acredito que hoje em dia há tantas opções de acessórios e você pode colocar o seu limite (exemplo: não acampar aonde não tenha banheiro).

Para iniciar essa série, nada mais justo do que falar dos acessórios básicos.

1. Barraca

Hoje em dia há muitas opções de barraca. Essa variedade de  marcas, materiais e estilos podem te deixar confuso. Primeiro ponto a pensar é a finalidade da barraca. Se você gosta de acampar viajando de carro, ela não precisa ser tão pequena. Se você prefere acampar fazendo trilhas, o tamanho e peso da barraca serão detalhes muito importantes.

Pontos a ser pensar: quantas pessoas normalmente dormirão na barraca; quais estações do ano pretende acampar (isso é bem importante se você pretende acampar em diferentes países com inverno rigoroso); se acampará de carro ou durante trilhas. Se você já conhece e aprecia alguma marca também é legal priorizar. Algumas marcas de barraca: Trilhas e Rumos, e Coleman, por exemplo.

Lembre-se que geralmente uma barraca destinada a duas pessoas servirá confortavelmente para uma pessoa; destinada para três abrigará duas pessoas e assim por diante. Isso também varia com a marca, mas é o que geralmente acontece. Pense que além das pessoas, malas e acessórios também ficarão dentro da barraca.

Algumas barracas que encontrei nos EUA, oferecem as opções de 1,2,3 ou 4 estações, isso significa que, a barraca te protegerá para determinadas estações do ano. Geralmente 1 estação é para o verão, 2 primavera e verão, 3 primavera, verão e outono e 4 para primavera, verão, outono e inverno. No Brasil, a destinada a 3 estações servirá bem, pois o inverno não é comparável com o de países frios, como os EUA, por exemplo.

O peso e tamanho da barraca também são importantes. Se você fizer uma trilha e acampar durante a trilha, quanto menor e mais leve, menos peso para você carregar. Se viajar de carro, isso não importará muito. Um meio termo é comprar uma barraca que cabe em uma mochila ou pode ser amarrada a ela e com um peso mais leve, dessa forma servirá para as duas opções. 

Lembre-se de pesquisar bem sobre a sua barraca. Tamanho, peso, número de pessoas que comporta e temperatura são pontos importantes.

2. Colchão de ar

Um colchão de ar é algo muito confortável, quase igual a sua cama em casa (rs) mas tem um contra: tem a possibilidade de furar. :(

Uma nova opção no mercado são os sleeping pads (colchonetes), bem mais finos, pesam menos que os colchões, mas não tem o mesmo conforto. Eles são a opção mais indicada para quem acampa durante trilhas. Dentre algumas opções, as mais comuns são os que funcionam como uma bóia, você precisa assoprar para encher (quase um mini colchão) e outros inflam sozinhos, basta abrir e fechar a válvula e ele faz todo o trabalho sozinho (esses são feitos de espuma).
 Colchonete auto inflável. Basta abrir a válvula!

Dica: preste atenção na parte debaixo do slepping pad, ele precisa ter algo que o mantenha parado (como ventosas), caso contrário pode escorregar durante a noite.

3. Saco de dormir

Na minha mais modesta opinião, foi o melhor acessório que comprei para camping. Com um bom saco de dormir, você elimina lençol e, para os mais corajosos, até o colchão. O saco de dormir também é muito versátil, o zíper lateral (encontrado em muitas opções) te proporciona abrir um pouco se ficar com calor durante a noite.

Os sacos de dormir são como as barracas, mostrarão qual a temperatura máxima e mínima que o saco te protegerá sem grandes problemas. Mulheres e homens tem a temperatura do corpo diferente e isso pode contar na escolha no saco de dormir. Lembre-se que as noites são geralmente mais frias e se você pretende acampar no inverno, precisa contar com a temperatura mais baixa possível naquela região.  



Duas opções de saco de dormir do mercado: a da esquerda cobre o corpo e parte do rosto, e a de cima mais aberto.






4. Lanterna

Item essencial para qualquer acampamento. Felizmente, há muitas opções: grandes, pequenas, a pilhas, baterias, de cabeça, para barracas, lampião, etc. Ufa! Uma infinidade.

 









Lanterna de cabeça é versátil e individual (esquerda) e lanterna para barraca ilumina a barraca inteira.


Eu indicaria três opções. Uma lanterna de cabeça é versátil. Ela ilumina o que você olhar e deixa suas mãos livres, isso ajuda para cozinhar, lavar as mãos e até ler um livro dentro da barraca. Uma lanterna de pendurar na própria barraca te ajuda na hora de se vestir. Uma lanterna de mão serve como um plano B se alguma falhar, emprestar para o amigo ou se precisar ver algo a longa distância. 

 Dica do Pinterest: Amarrar a lanterna de cabeça em uma garrafa grande com água, iluminará toda a barraca!

5. Fogo

Você precisará de madeira (lenha) e alguma forma de fazer fogo, seja com fósforos, seja com isqueiro ou com o mais antigo método de riscar dois pauzinhos um no outro.

Lembre-se que se utilizar fósforo precisa-se mantê-los em um local seco. Uma boa opção é colocá-los em alguma latinha bem fechada.

6. Acessórios de cozinha básicos

Se você resolver cozinhar no acampamento, alguns itens são básicos para qualquer cardápio. Algo que funcione como geladeira: caixa térmica ou mesmo caixa de isopor; uma faca é essencial; pratos e talheres (podem ser de plástico, mas lembre-se de tentar usá-los mais de uma vez); uma tábua; espetos para churrasco (se você tiver uma grelha, uma espátula também é legal) e panos de prato.
Caixa térmica funciona como a geladeira do camping!

Destinarei um post exclusivamente para comidas de acampamento.

7. Acessórios pessoais

Roupas, toalha de banho e rosto, repelente de insetos, chinelo e higiene pessoal são itens essenciais.

Indico levar os itens de higiene pessoal em uma bolsa de plástico ou que não molhe tão fácil. Um casal de amigões meu deu uma indica incrível: guarde os pequenos sabonetes de hotéis e leve pro camping! 

Não esqueça de levar saco plástico para lixo (muitos!) e panos de chão!

Hoje no mercado há muitos outros acessórios que aprimorarão sua experiência, mas isso é algo para outro post. ;) Então, preparem as malas e vamos acampar!

Fonte das fotos: Google images.

Xcaret, México: onde a natureza e história se misturam.

Cancun oferece várias opções de parques ecológicos. Xcaret é um deles e também o mais famoso. Além dele, há ainda o Xplor, para os mais aventureiros (confesso que pensei muito entre ele e o Xcaret) e o Xel Ha, destinado a mergulho.

O parque Xcaret foi criado para preservação ecológica e arqueológica de sua área. No parque há   tartarugas, peixe boi, borboletas e estrutura para conservação das espécies. Além do cemitério real, templo maia e duas capelas (St. Francisco de Assis e de Guadalupe) - detalhe que encontrei um mexicano nascido em Cancun que foi batizado em uma das capelas. Isso mostra a autenticidade do lugar.

 Área destinada para mergulho

Para os amantes de água há basicamente três opções: o rio subterrâneo (interessante, mas quando fica muito cheio é mais difícil de aproveitar), a praia e a área da praia destinada ao mergulho (essa área é a água do mar só separada por uma rede, desta forma os peixes conseguem nadar livremente e nós conseguimos vê-los em seu ambiente natural).

Uma das maiores atrações do parque é o show México Espetacular. Esse show acontece as 19h todos os dias no teatro do parque.  Detalhe importantíssimo: o teatro não tem ar condicionado! Isso significa que no verão fica muito quente. Comprei um abanador por 3 USD! Até abanei a senhora mexicana do estado de Tabasco que estava sentada ao meu lado, afinal de contas, todos merecemos um ventinho quando passamos calor. :)

 Parte do show com apresentações dos estados mexicanos

O show merece o próprio nome. Em duas horas, mostra a história do México, desde a época dos maias até os costumes dos atuais estados do país. Os guias de viagem dizem que só o show já vale o ingresso. Confesso que me encantei pelo espetáculo. Muito bem feito e, como visitei em alta temporada, havia muitos mexicanos assistindo e, no final me vi gritando "Viva México" junto com eles.

 Parte da apresentação sobre os espanhóis chegando no México

Os guias indicam fazer os passeios de água pela manhã e reservar a tarde para passear. Ou seja, a maioria dos visitantes farão isso. É bom se programar para tomar banho e ir ao show antecipadamente. Dependendo do número de pessoas, a demora do banho pode ser de horas. A minha dica é fazer os passeios de água pela manhã, tomar banho, almoçar e passear pelas outras atrações, especialmente se visitar em alta temporada.

 Eu nadando com a Melissa :) 
(nadar com golfinhos é uma das atividades pagas a parte)

Há várias opções de ingressos. Os mais  básico, os ingressos para visitar o parque em dois dias e básico plus que inclui as atrações básicas; 1 refeição com refrigerante a vontade e 1 cerveja; equipamento de snorkel; toalha; armário e 10% de desconto nas atrações especiais (pagas a parte) como nadar com golfinhos, spa, nadar com arraias, etc.  foi a minha escolha. é uma opção acessível com algumas regalias, mas me pareceu que todos que estavam no parque adquiriram o mesmo.

Bichos soltos no parque.

Nessa viagem fiz algo que não gosto muito: viajei na alta temporada. Todos os lugares estavam lotados e esperei ao menos 40 minutos para conseguir uma mesa em um dos 5 restaurantes do local. Detalhe que parecia a menor fila. Talvez uma boa opção para alta temporada é comprar o ingresso para dois dias, caso queira aproveitar melhor cada atração. 

De qualquer forma, visite um dos parques. É uma experiência totalmente diferente de qualquer parque que temos no Brasil, por exemplo. No caso do Xcaret, essa mistura do meio ambiente com a história é algo muito interessante. E se você não gostar de nenhuma atração, te garanto que a cor do mar te fará esquecer qualquer problema.

E agora, qual o próximo destino?

O Xcaret fica aberto o ano inteiro das 8:30 a.m. até 9:30 p.m. (lembre-se que é o mesmo horário que termina o show).

Endereço: Chetumal-Puerto Juarez Federal Highway, Km. 282. Solidaridad, Quintana Roo, Mexico.
Aproximadamente 1 hora de Cancun.
Para chegar há a opção do próprio transporte do parque. Há a opção de pegar um táxi (aproximadamente 100USD de Cancun) ou pegar um ônibus de linha saindo de Cancun, passando pela Zona Hoteleira (na época que visitei era a linha R1).