Postagens populares

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Grafitti: a arte da Vila Madalena!

A Vila Madalena, bairro na zona oeste de São Paulo, é um reduto boêmio da cidade. Bares e restaurantes descolados são encontradas nas ruas de nomes lúdicos.  Digo lúdicos pois as ruas da Vila, como é carinhosamente conhecida, foram nomeadas por estudantes da Universidade São Paulo  em contrapartida a moda de homenagear políticos. Assim, não é por acaso o encontro da Harmonia com a Simpatia. :)

Hoje o bairro se consolida como o queridinho dos paulistanos. Uma das suas atrações principais é a arte de rua. O grafitti, estilo de arte pintada diretamente na parede com tinta spray, embeleza muros. Novas cores, assim, são apresentadas à cidade cinza. 

O Beco do Batman, formalmente chamado de rua Gonçalo Afonso, é considerado um dos principais pontos do grafitti paulista. O desenho do Batman, que nomeu o beco, foi primeiramente desenhado na década de 1980 (hoje o Batman já mudou). Desde então, nenhuma área fica sem desenho. Os próprios grafiteiros mantém a área conservada, verificando com frequência os grafittis deteriorados e renovando a área com cores diferentes. E tudo isso com respeito a arte alheia, não é permitido apagar a arte, mas sim renovar o espaço.

As chuvas que castigam São Paulo não se esquecem do beco. Ali, quando chove muito o rio que adormece embaixo da rua reaparece e transforma toda a paisagem.

 "O Batman" em seu Beco.

Como a Vila respira arte, vários ateliês e galerias estão espalhados por lá. A rua Aspicuelta abriga uma loja física da galeria de arte digital brasileira Urban Arts. A sacada da galeria é possuir seu acervo online com obras de diversos artistas do mundo inteiro. No site o internauta consegue escolher a pintura, o tipo de papel e o tamanho, e adquiri-la. Não há erro.


Ao entrar na loja, que abriga exposições (uma vez por mês eles escolhem um artista para expor sua arte), os colaboradores oferecem água ou cerveja para nos deixar mais à vontade. Uma inovação no modo de apreciar a arte.  

 É impossível não fotografar o beco!

O artista Eduardo Kobra foi o escolhido para arte a ser aplicada no monotrilho de São Paulo. Atualmente Eduardo, cujo ateliê localiza-se na Vila, é o brasileiro com maior destaque no mundo do grafitti. Foi ele, por exemplo, que fez a obra de Oscar Niemeyer na Avenida Paulista (ao lado do shopping Paulista). 
 


Fique ligado! O blog Conexão Cultural e o hostel Ô de Casa promovem o PasseiÔ Conexão, um tour pela arte da Vila Madalena. Para saber as datas, fique de olho no facebook e no site. 







Colaboradores desse post: Mônica Santana, Rafael Kaczala e Enzo Bertolini. Obrigada, grupelho :)

Um comentário: