Postagens populares

domingo, 25 de maio de 2014

El Calafate, a base para o glaciar Perito Moreno

Se eu pudesse dar um conselho a quem vai à Argentina é: conheça El Calafate. A terceira maior geleira do mundo, o glaciar Perito Moreno, (só perde para os pólo Norte e Sul) está encaixada na patagônia argentina e está pertinho da cidade.


El Calafate é base para conhecer o glaciar e vive pelos turistas. Restaurantes, supermercados, lojinhas de souvernir e agências de turismo são figurinhas comuns nas ruas do centrinho. Do centro da cidade até o Parque Nacional dos Glaciares, onde está o glaciar, são 78 quilômetros.


O parque é acessível a todos os tipos de turistas. Para ver o glaciar há uma passarela extensa que garante proximidade com a geleira. Há elevadores e pontos estratégicos para quem não quer se molhar – como o tempo na Patagônia é instável, pode chover ou fazer sol a qualquer momento. Banheiros, restaurantes e estacionamento estão disponíveis para os visitantes. Há dois estacionamentos para andar na passarela, caso estacione no mais longe, há vans para transportar os turistas.

Além de ver o glaciar, há algumas atividades disponíveis no parque como o minitreeking pelo Glaciar Perito Moreno. O ticket é ainda adquirido na agência Hielo y Aventura no centro de El Calafate. É bom comprar com antecedência, especialmente na alta temporada.



Fique de olho! - Um detalhe importante: em Janeiro de 2014, a oscilação da economia argentina fez com que o valor do passeio pago em dólares fosse mais barato do que pago em reais ou mesmo pesos argentinos.



O passeio dura aproximadamente cinco horas total e uma hora e meia pelo gelo. Para fazer a atividade barcos saem do porto “Bajo de las Sombras” onde há estacionamento. Há possibilidade de contratar ônibus desde El Calafate através da própria agência.


Após alguns minutos de barco, chega-se a base do gelo, onde há guias separando os grupos. Coloca-se crampons (grampos) e inicia-se o treeking. Entre subidas e descidas geladas, diversos tons de azul são vistos. Ao final do passeio, uma surpresa muito boa!



A empresa TAQSA (Av. Antonio Rojo, 88)  faz o trajeto rodoviária de El Calafate - Glaciar Perito Moreno. Horários variam de acordo com a temporada. Outra opção é contratar o transporte diretamente com uma agência de viagens ou adicionar ao pacote do passeio. 

O parque funciona de segunda a sexta das 8h-19h e sábado e domingo 8h-20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário